terça-feira, 19 de outubro de 2010




Estevan Oriol Visita a Loja da Nike Sportswear em SP

No Brasil para divulgar o livro de fotos L.A Woman, Estevan Oriol fez uma visita a loja da Nike Sportswear de Pinheiros e disse estar impressionado com os graffitis que estampam São Paulo. Aficionado pela marca, Estevan escolheu dois pares de Air Force 1 Brasil, um para ele e o outro para o amigo Mr. Cartoon. Confira abaixo a entrevista que ele deu ao blog da NSW
Como você se tornou fotógrafo?
Eu comecei a fotografar com o meu pai, ele e a esposa dele me deram uma câmera e disseram: “você tem um estilo de vida interessante, deveria documentar isso” e foi o que eu fiz. Na época eu era tour manager do Cypress Hil e ia fotografando toda, a cena musical. Eu estive em 44 países. E eu fotograva tudo, eu não queria realmente virar fotógrafo, mas aconteceu. A fotografia aconteceu de uma maneira orgânica, eu não fui em nenhuma escola de arte, nunca fiz um curso. Eu só pegava a câmera durante a turnê e quando tinha um tempo, fotografava. E quando eu via as minhas fotos e comparava com as de outras pessoas, eu achava a minha visão diferente. As pessoas enxergavam as mesmas coisas e eu tirava fotos de coisas mais alternativas. Aí pensei: “acho que tenho um estilo, acho que rola fazer isso”. Então um amigo meu do Japão, me convidou para enviar umas fotos do universo low rider para uma revista japonesa e rolou e aí eu comecei a oferecer as minhas fotos de bastidores para revistas como a Rolling Stone e outras revistas de música. E aí eu arrumei uma outra maneira de ganhar dinheiro.
As suas fotos têm uma forte conexão com a cultura de rua. Fale um pouco sobre essa ligação.
Minhas fotos são da rua porque é de onde eu vim. Eu comecei tirando fotos dos low riders, e eu era um cara de dentro do movimento. Era algo natural. E agora estou no Brasil fazendo isso, tirando fotos da cultura daqui.
O que você tem fotografado no Brasil?
Alguns retratos de algumas mulheres da periferia, a cena musical, o pessoal do Otra Vida e também o graffiti. Fiquei impressionado, você anda por São Paulo e vê pinturas dos OSGEMEOS em todos os lugares. Outra coisa impressionante é a grafia da pixação aqui. É demais! As pessoas fazem o que elas querem no Brasil, elas são mais selvagens e livres. Eu achei muito bom isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário